terça-feira, 9 de novembro de 2010

Música x Arcadismo

O vídeo abaixo mostra uma apresentação sobre o arcadismo pela turma de letras da UNICSUL em 2008. A letra da música retrata bem este estilo. 


Casa No Campo (Elis Regina)

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
Meu filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais


Análise: 
A música Casa no campo, fez muito sucesso, certamente uma musica que não vai ser esquecida muito cedo. Casa no campo, de Zé Rodrix ficou gravada na mente de toda a populaçao da década de 70!

A música nos mostra traços marcantes do estilo de época do Arcadismo, que pregava a paz e o sossego, a simplicidade da vida no campo em contraste com os tumultos da vida urbana.

E ainda hoje é uma coisa que todos deveríamos poder fazer, ou seja, dar uma parada e seguir estrada para uma cidadezinha no pé da montanha e ficar ouvindo o canto dos pássaros, o caminhar dos riachos ou qualquer som que a natureza faça e que nos dê a sensação de paz e liberdade. 

Tumulto da cidade
Tranquilidade do campo


Postado por: Maiara Correia
Fontes: GGcriaçoes; Terra letras e YouTube


0 comentários:

Postar um comentário

DominioCultural. Tecnologia do Blogger.